Trabalho de grupo
Elementos do grupo:
Ana Carolina Timm, Ana Rita Martinho, Beatriz Urbano.
Referências Bibliográficas:
Mill, J. S. (1859). On Liberty. Londres, Reino Unido: John W. Parker & Son.
Liberdade de expressão, democracia e cultura do cancelamento. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 7, n. 02, p. e317, 2021. DOI: 10.29293/rdfg.v7i02.317. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13941.. Acesso em: 15 maio. 2024.
Link para o trabalho de grupo:
Plano da atividade de dinamização do grupo:
Reflexão sobre o trabalho de grupo e respetiva dinamização:
O trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Competências Emocionais teve como objeto de estudo a liberdade de expressão e a cultura do cancelamento, bastante pertinentes e atuais, dado o impacto significativo destas questões na sociedade contemporânea. A reflexão sobre estes tópicos envolve analisar não apenas o conteúdo, mas também a metodologia e a dinâmica utilizadas na apresentação.
O conteúdo do trabalho aborda dois temas centrais: liberdade de expressão e cultura do cancelamento. Ambos são apresentados de maneira clara e objetiva, destacando as suas definições, importância e problemáticas associadas. A liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não absoluto, podendo ser limitado em casos de discurso de ódio ou incitação à violência. A cultura do cancelamento, por sua vez, é descrita como uma prática de boicote social, que pode tanto responsabilizar comportamentos prejudiciais quanto ameaçar a liberdade de expressão, criando um ambiente de medo e autocensura.
A escolha de simular um tribunal para discutir a liberdade de expressão e a cultura do cancelamento é uma abordagem que consideramos no momento inovadora e interativa. Esta metodologia permite aos participantes assumir diferentes papéis (juízes, advogados, testemunhas), promovendo uma compreensão mais profunda e empática das diversas perspectivas envolvidas. A divisão dos papéis e a preparação dos grupos proporcionaram uma estrutura clara e organizada para a atividade, facilitando a participação ativa de todos os envolvidos.
Este trabalho e a apresentação demonstram a meu ver uma abordagem criativa e eficaz para explorar temas complexos e atuais. A metodologia interativa e a estrutura clara são pontos fortes que promovem uma aprendizagem ativa e reflexiva.
Ao apresentar este trabalho, senti uma mistura de emoções. Primeiramente, estava um pouco nervosa por abordar temas tão complexos e polémicos diante da turma e da professora. A liberdade de expressão e a cultura do cancelamento são assuntos delicados que facilmente geram debates acalorados e opiniões divergentes.
No entanto, à medida que a apresentação avançava e eu via o interesse dos colegas, e a minha confiança aumentou. A metodologia do tribunal simulado realmente cativou todos os colegas e permitiu que explorássemos diferentes perspectivas de forma lúdica e envolvente. Foi gratificante ver como os grupos dedicaram-se aos seus papéis de juízes, advogados e testemunhas, usando argumentos bem justificados.
Senti um misto de orgulho e alívio ao perceber que a atividade estava a ser um sucesso. O clima respeitoso e a participação ativa da turma tornaram os debates muito produtivos e enriquecedores. Apesar da natureza sensível dos temas, todos souberam expor os seus pontos de vista com maturidade e empatia.
No final, senti que conquistamos o objetivo de promover uma reflexão profunda sobre a liberdade de expressão e o cancelamento, analisando os seus prós, contras e nuances. A experiência deixou-me ainda mais ciente da importância de abordarmos estas questões de maneira equilibrada e fundamentada.
Em suma, apresentar este trabalho foi um grande desafio, mas também uma oportunidade de crescimento. Superei inseguranças iniciais, desenvolvi habilidades de comunicação e mediação, e pude explorar os meus próprios valores e crenças sobre estes tópicos tão relevantes para a sociedade atual.